Menu

2ª Conferência Municipal da Cidade reúne representantes da sociedade civil e poder público

Mais de 300 pessoas começaram a discutir nesta quarta (27) formas de tornar Sete Lagoas mais planejada e democrática. A 2ª Conferência Municipal da Cidade reúne, no auditório do Unifemm, representantes de movimentos sociais, trabalhadores, empresários, pesquisadores, organizações não governamentais e poderes públicos. Os debates continuam ao longo do dia e amanhã.

“Essa Conferência é mais um compromisso de governo. O importante é que não é uma discussão partidária”, discursou o prefeito Maroca sobre o encontro que busca alternativas para melhorar a qualidade de vida na cidade. “Esse é o momento de todos participarem”, complementou o deputado estadual Ronaldo João.

Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Flávio de Castro, falta tradição de debate sobre a política urbana. “Precisamos que o poder público faça essa convergência com a cidade”, disse.



SOLENIDADE

A mesa de abertura da 2ª Conferência Municipal da Cidade contou com a presença do prefeito Mário Márcio Maroca; presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento e secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Flávio de Castro; presidente da Associação dos Congadeiros, Geraldo Simeão; reitor do Unifemm, Antônio Bahia Filho; vereador Marcelo Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal; vereador Renato Gomes; vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Helena Martins.


GRUPOS DE TRABALHO

Os inscritos na 2ª Conferência se dividiram, na parte da tarde do dia 27, em grupos de trabalho para aprofundar as discussões nos temas: criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores; aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; a integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; relação entre os programas governamentais – com PAC e Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano.

SECOM / Sete Lagoas
Foto: Quim Drummond